Devido a pandemia, as crianças passaram 2020 e 2021 a maior parte do tempo em casa. Por esse fator aumentou o número de acesso de crianças e adolescentes à internet. Jogos, vídeos, desenhos, são diversas fontes de entretenimento para passar o tempo, mas é preciso estar sempre atento ao conteúdo acessado pelos pequenos. O celular é o principal dispositivo utilizado para acessar a internet, segundo pesquisa realizada pela TIC Kids Online Brasil 2019 com crianças e adolescentes na faixa dos 09 aos 17 anos. A mediação dos pais é essencial para garantir a segurança na navegação online, principalmente se o acesso envolve aplicativos de mensagens e sites com muitas propagandas. A mesma pesquisa mostrou que 15% das crianças e adolescentes viram na internet imagens ou vídeos de conteúdo sexual, 31% das meninas foram tratadas de forma ofensiva.

Então, o que fazer? A internet oferece diversas oportunidades de aprendizado, conexões com outras pessoas e bons entretenimentos, mas também oferece riscos. Se pensarmos um pouco, o meio offline também é assim. Conversar abertamente com as crianças e adolescentes é o primeiro passo para criar confiança na relação e para que eles possam contar caso tenham passado por algo ruim nas redes. Algumas dicas para colocar em prática:

  • Negocie o tempo limite diário online dos seus filhos;
  • Oriente sobre responsabilidade de compartilhamento de dados;
  • Converse sobre as atividades que realizam online;
  • Priorize aplicativos voltados para as crianças, como o YouTube Kids e o Noggin;
  • Aplicativos como o Family Kids ajudam a estabelecer regras digitais;
  • Ative os recursos de segurança do celular.

É possível navegar com segurança e aproveitar os bons conteúdos que a internet oferece para as crianças, fique sempre de olho no que os pequenos acessam e mantenha o diálogo aberto. Incentive também as práticas offline, com momentos de brincadeiras e leitura. Para acessar uma internet estável, segura e com ultravelocidade, conte com a MTNET!

Links Rápidos

MT NET
Catanduva
17 3531 2800
MT NET
Novo Horizonte
17 3543 9030
MT NET
Ibitinga
16 3341 9889
MT NET
Bady Bassitt
17 3258 5900
MT NET
Taquaritinga
16 3253 8600
MT NET
Monte Alto
16 3244 7070

 

 site@mtnet.net.br

Desenvolvido por AO4 © 2021. Todos os direitos reservados à MT Net.

Minimum 4 characters
WhatsApp WhatsApp