Você já teve ter ouvido falar sobre os nomes de armazenamento e eles, normalmente, confundem muitas pessoas. Antes de entender sobre as unidades Kilobyte, Megabyte, Gigabyte e Terabyte, é preciso falar sobre a diferença entre bit e byte. Você sabe qual é?
Bit ou byte?
O nome vem de Binary Digit (dígito binário). Sendo assim, o bit é igual a valores de 0 a 1. Se temos 8 bits, teremos 1 byte. Então, 1 byte é maior que 1 bit em oito vezes.
A lógica é a mesma para as outras unidades, entenda:
- 1 Kilobyte é igual a 1024 bytes. Sendo maior que 1 byte.
- 1 Megabyte é igual a 1024 Kilobytes. Sendo maior que 1 Kilobyte.
- 1 Gigabyte é igual a 1024 Megabytes. Sendo maior que 1 Megabyte.
- 1 Terabyte é igual a 1024 Gigabyte. Sendo maior que 1 Gigabyte.
A capacidade de armazenamento de dados é a grande diferença entre as unidades, sendo o Terabyte a maior entre elas. Por exemplo, você consegue armazenar muito mais músicas, vídeos, fotos, livros, documentos, games em 1 Gigabyte que em 1 Megabyte.
Avanço tecnológico
A geração que já cresceu cercada de tecnologia e computadores, acha estranho que um dia um computador chegou a contar com apenas 512MB (Megabyte) de espaço em um HD. E quem tinha esse espaço se sentia “rico” por poder armazenar tantos dados. Devemos lembrar que as fotos digitais eram artigo de luxo para a sociedade geral, e as músicas em mp3 estavam começando a ganhar o seu espaço. Hoje, não pensamos em montar um computador com menos de 1TB (Terabyte) de armazenando. Isso porque temos acesso a smarthphones e câmeras digitais melhores e mais potentes, vídeos, filmes e séries que ainda podem ser baixados, inúmeros programas, além dos games cada vez mais pesados e avançados.
Agora que você já sabe a diferença entre as capacidades de armazenamento, lembre-se de investir em uma internet com ultravelocidade e estabilidade para baixar tudo que precisa! A MTNET tem planos incríveis para sua casa ou empresa, conheça!