Quantas vezes você sentiu que a internet parecia mais lenta que o normal? Muitas coisas podem interferir na velocidade, desde aparelhos antigos, compartilhamento e até algum problema pontual no servidor. O primeiro passo é verificar a velocidade através de um medidor online. Existem diversas opções para você escolher e o ideal é usar aquele que o seu provedor indica. Aprenda a medir corretamente seguindo nossas dicas:
- Dê preferência para medir a velocidade através da rede cabeada;
- A medição por WiFi pode apresentar falhas por interferência eletromagnética;
- Se precisar medir por WiFi, prefira com tecnologia 5G;
- Desconecte todos aparelhos da internet (celulares, tvs, tablets);
- Feche todos programas para não influenciar na medição;
- Faça o teste em horários diferentes do dia.
Uma questão que temos que cuidar é se algum vizinho está conseguindo acessar a internet sem que você saiba. Trocar a senha regularmente e criar uma que não seja tão fácil, com caracteres especiais, números, letras maiúsculas e minúsculas, ajuda a proteger a sua conexão. Afinal, é mais alguém compartilhando a velocidade da sua internet e isso vai fazer com que ela fique mais lenta. Outras observações para se fazer sobre a velocidade:
- Quantos aparelhos compartilham a internet ao mesmo tempo na sua casa?
- Faça o cálculo de quantos mega são necessários para sua residência seguindo o artigo anterior do blog;
- Aparelhos mais antigos tendem a receber menos velocidade;
- Interferências eletromagnéticas podem influenciar no WiFi.
No site da MTNET (www.mtnet.net.br) você encontra um link em Velocidade para testar a sua internet. Acesse, siga os passos e faça o teste. Caso tenha dúvidas sobre o porque da sua internet estar lenta, entre em contato com os atendentes da MTNET e tire todas as suas dúvidas.